Acesso exclusivo

Gestão de Informações & Cursos

Image Alt
  /  Blog   /  Acompanhamento farmacêutico domiciliar: conheça essa tendência

Acompanhamento farmacêutico domiciliar: conheça essa tendência

acompanhamento farmacêutico domiciliar é uma tendência  nos dias de hoje. De um lado, tem-se a necessidade de alguns pacientes frente às dúvidas em relação à utilização do medicamento. De outro, encontram-se os farmacêuticos que estão apostando nessa modalidade como forma de trabalho personalizado.

Além disso, verifica-se o interesse das operadoras dos planos de saúde em contratar profissionais farmacêuticos para esse nicho a fim de diminuir as internações hospitalares, que são consideradas procedimentos de alto custo. Com a utilização racional dos medicamentos, as doenças crônicas ficam sob controle e diminuem o risco de complicações clínicas.

Em ambas as dimensões, os benefícios são percebidos em curto prazo, o que corrobora para manutenção dessa atividade clinica homecare. Por isso, na caracterização das atividades é fundamental contextualizar tanto os farmacêuticos quanto os futuros pacientes.

Quer saber como funciona o acompanhamento farmacêutico domiciliar? Então, acompanhe nosso post de hoje e entenda!

 

Atividades do farmacêutico domiciliar

O farmacêutico, enquanto profissional do cuidado, será responsável por avaliar todos os medicamentos existentes na residência, desde os que são utilizados continuamente até aqueles para os distúrbios menores.

Sendo assim, analisará a forma de armazenamento desses produtos farmacêuticos, considerando a temperatura e outras variáveis, como a presença de crianças e animais de estimação. Após esse diagnóstico, fará as intervenções pertinentes de forma personalizada e adaptada à rotina dos indivíduos.

Também avaliará se os medicamentos se encontram nas embalagens originais, e em qual recipiente eles estão armazenados. A partir desse panorama, fará as orientações em relação às condições de estabilidade e possibilidade decontaminação microbiana dos medicamentos. Atenção deve ser dada aos xaropes e às soluções que necessitam de refrigeração, devido á complexidade de sua estabilidade físico-química.

 

Acompanhamento clínico de doenças crônicas

O farmacêutico que atuará em domicílio será requisitado pelo médico que deseja que o paciente utilize racionalmente os medicamentos prescritos. Nesse sentido, o profissional da farmácia fará uma tabela com os principais horários das medicações.

Para tanto, deverá fazer um estudo prévio das interações medicamentosas, bem como os fatores comportamentais que influenciam na adesão medicamentosa. Nesse sentido, cabe uma análise do nível de entendimento do paciente em relação ao medicamento e às doenças que ele possui.

Outro ponto crucial na avaliação farmacêutica é o diagnóstico da situação socioeconômica que poderá influenciar na adesão ao tratamento. Em geral, os pacientes não relatam que sua condição financeira impede a aquisição de medicamentos de alto custo.

 

Análise da efetividade e segurança do tratamento

O farmacêutico, mediante as consultas periódicas às residências dos pacientes, analisará a efetividade do tratamento. Isso porque alguns sinais e sintomas podem ser percebidos de imediato, enquanto outros necessitam de exames laboratoriais.

Nesse sentido, o registro diário da pressão arterial ou da glicemia são parâmetros de efetividade e segurança que necessitarão de ajuste de dose em casos de alterações não condizentes com o estado clínico do paciente.

Além disso, o farmacêutico monitorará o uso de medicamentos isentos de prescrição de forma que essas medicações não influenciem negativamente no tratamento já proposto e seja implantado racionalmente.

O acompanhamento farmacêutico domiciliar é uma estratégia que vem ganhando adeptos continuamente. Pacientes que necessitam de orientação contínua para atingir objetivos terapêuticos desejáveis são os maiores clientes. Dessa forma, o farmacêutico precisa se capacitar para atuar fora do ambiente da farmácia comunitária e alcançar nichos pouco explorados.

E você, já conhecia essa modalidade de serviço farmacêutico? Quais são suas dúvidas em relação a essa proposta? Comente!

 

 

Profissional de saúde, venha construir o futuro conosco 

e-Santé é um aplicativo para solicitação de atendimento domiciliar

Faça o download do aplicativo e-Santé Profissional:
Versão Android: https://goo.gl/cmrfmS
Versão iOS: https://goo.gl/EA8Ghm

Conheça mais do aplicativo acessando o site da e-Santé.
Conheça o Blog do Farmacêutico.

Post a Comment